Estudantes brasileiros vencem concurso espacial da NASA

Estudantes brasileiros vencem concurso espacial da NASA

66
Compartilhar

Estudantes brasileiros apresentam nesta quinta-feira (28), em Washington, nos Estados Unidos, um experimento vencedor do concurso espacial do governo americano. O projeto foi escolhido entre 72 trabalhos enviados à Agência Espacial Americana (Nasa).

O experimento se chama “Cimento Espacial”. Ele busca testar como a microgravidade atua sobre um composto feito de cimento e plástico reciclável. O projeto será executado no espaço por um astronauta da Nasa, e ao término da expedição, que durará aproximadamente 30 dias, retornará à Terra para ser analisado.

“Todo o processo foi uma rica oportunidade para estimularmos o pensamento científico, a criatividade, as atitudes de colaboração e a valorização da ciência e tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento. (…) Foi um orgulho para nós podermos proporcionar isso a todos eles”, conta Sandra Tonidandel, coordenadora-Geral Pedagógica do Dante Alighieri.

Os autores do projeto são: quatro alunos do oitavo ano do Colégio Dante Alighieri, uma estudante do Projeto Âncora (Cotia) e um aluno do nono ano da Escola Municipal Perimetral, na zonal Sul de São Paulo.

Essa é a primeira participação do Brasil no programa do Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE), expedição que integra a Missão XII, parceria do Dante Alighieri com a Missão Garatéa. A apresentação do projeto nos Estados Unidos é a etapa final da Missão XII.

“Estamos em um momento crucial da ciência no Brasil, e despertar o interesse das crianças pela ciência é um processo importantíssimo para garantirmos a continuidade de todo um trabalho exercido no país”, diz Lucas Fonseca engenheiro espacial e coordenador da Missão Garatéa.

Projeto na SpaceX

O trabalho dos jovens brasileiros é o único que representa o Brasil entre cerca de 10 mil outros participantes. O grupo fará uma apresentação do experimento para os agentes da Nasa. A previsão é que, em pouco tempo, o projeto siga para a Estação Espacial Internacional (ISS) em um foguete da empresa americana SpaceX, que será lançado dia 29 de junho.

“É muito gratificante poder representar o Brasil, essa conquista mostra que o brasileiro não precisa ser somente consumidor de ciência e tecnologia, podemos ser criadores, uma referência.” – Sandra Tonidandel

‘Cimento Espacial’

Os estudantes criaram um cimento com mistura de plástico reciclável. O objetivo é tentar criar substâncias sólidas no espaço. Se esse material resistir à gravidade, é possível que impressoras em 3D possam reproduzir esses sólidos e, por exemplo, seria possível usar o material na construção de uma base espacial utilizando a ideia dos jovens brasileiros.

Fonte: G1