Frevo completa 112 anos neste sábado (9)

Frevo completa 112 anos neste sábado (9)

38
Compartilhar

Das expressões culturais mais representativas de Pernambuco, o frevo é música, dança, cor e alegria. Neste dia 9 de fevereiro, é comemorado o Dia do Frevo, data na qual recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela ONU e Patrimônio Cultural do Brasil concedido pelo Iphan. O ritmo completa 112 anos e tem sua efervescência representada através do trabalho de maestros, músicos, agremiações e passistas, que mantém vivas as tradições.
O dia também é marcado pelo aniversário do Paço do Frevo, espaço que celebra cinco anos de funcionamento e comemora a atuação para a salvaguarda do ritmo. “Apesar das crises econômicas e financeiras, tivemos um saldo muito positivo ao longo dos anos. Passaram por aqui 520 mil pessoas. Somente em 2018, foram 120 mil visitantes, média de 10 mil por mês, marca importante para qualquer equipamento do Brasil”, avalia o diretor do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pela gestão do espaço, Ricardo Piquet.
O Paço do Frevo promove grade de atividades mensais, dando suporte à produção artística e abraçando a cadeia produtiva. O espaço se aproxima das agremiações, músicos, compositores e grupos culturais e desenvolve projetos como Hora do Frevo, Arrastão do Frevo, rodas de diálogo e aulas de dança. O diretor projeta novas ações para o centro de memória e referência, voltadas para ampliar o diálogo com a comunidade, incluindo a participação dos jovens.
“Queremos intensificar a relação e discutir as programações de maneira mais intensa. Ouvir as agremiações e a nova geração que vai tomar a frente dos blocos, para trazer esse olhar de renovação”, afirma Piquet. “Também queremos convidar os recifenses, os moradores da cidade, para visitarem o Paço. Trazer os amigos, os turistas e apoiar de forma mais ativa, participando dos equipamentos culturais do Recife, dos museus e centros culturais da cidade.”
Fonte: Diario de Pernambuco