Lombo recheado com abacaxi

Lombo recheado com abacaxi

226
Compartilhar

Ingredientes:

2 kg de lombo de porco
1 abacaxi em fatias
4 tomates cortados em rodelas e sem pele
suco de 1 limão
4 dentes de alho amassados
2 cebolas cortadas em rodelas
100 ml de vinho branco seco
100 ml de água
50 g de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
1 cubo de caldo de carne
alecrim a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho

1/2 xícara de suco de abacaxi
2 colheres (sopa) de gordura do lombo
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de molho de pimenta
1 colher (sopa) de farinha de trigo
pedaços de abacaxi

Modo de preparo

Comece dissolvendo o cubo de caldo de carne na água e reserve. Em seguida, tempere o lombo com o suco de limão, o vinho branco, o alho, o açúcar e a pimenta-do-reino. Logo após, despeje sobre o lombo apenas a metade do caldo de carne dissolvido na água — a outra metade será para o molho. Acrescente sobre o lombo as rodelas de tomate e cebola e deixe marinar por cerca de 2 horas.

Após esse tempo, hora de levar ao forno! Adicione pedaços de manteiga sobre o lombo, cubra com papel-alumínio e coloque o forno para preaquecer por 15 minutos. Após esse tempo, leve o lombo para assar por aproximadamente 45 minutos, ficando atento para regar o lombo com o caldo que se formará na própria assadeira. Passados os minutos, retire o papel-alumínio e deixe dourar.

Com o lombo dourado, retire-o do forno e corte-o e faça cortes profundos, com uma distância média entre um e outro. Em seguida, com as fatias de abacaxi já cortadas, coloque-as nos cortes e leve o lombo ao forno por mais 5 minutos, em temperatura baixa. Enquanto assa, hora de fazer o molho!

Molho

Em uma panela, coloque a gordura do lombo assado e a farinha, e mexa até dar uma douradinha. Em seguida, adicione o restante do caldo de carne dissolvido, o suco de abacaxi, o ketchup, o molho de pimenta e o abacaxi em pedaços, e refogue até obter um molho consistente. Se necessário, corrija o sal.

Após os 5 minutos no forno basta retirar o lombo, colocar no recipiente que irá servir e regar com o molho! O prato cai superbem com um arroz bem soltinho. Bom apetite!

Fonte: Tudo Gostoso