O que fazer para cuidar dos pés ressecados

O que fazer para cuidar dos pés ressecados

61
Compartilhar

Tocando de Primeira

Os pés merecem uma atenção especial, independente da estação do ano. Isso porque é uma área do corpo que ressecada com muita facilidade e, dessa forma, os cuidados servem como uma forma de prevenir rachaduras e outros problemas, como micoses. Porém, também existem hábitos que devem ser evitados por quem não quer ter pés ressecados.

Segundo Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, os fatores para ter pés ressecados são vários. “Vai desde a pouca ingestão de água, até patologias associadas como diabetes e pressão alta. É importante observar sempre os pés para perceber fissuras ou descamação, que são sinais claros que os pés estão ressecados e necessitando de cuidados.”

Tocando de Primeira

Assim, a especialista separou uma lista de coisas para você não fazer e, nesse caso, manter os pés macios e a pele sempre lisinha. Confira:

1. Lixar a sola dos pés e calcanhares

Quando uma pele grossa começa a se formar na sola dos pés e calcanhares, a primeira atitude escolhida pela maioria das pessoas é lixá-los. Porém, lixar em excesso pode deixar a pele ainda mais grossa. “É como se você tirasse uma proteção natural do corpo que, para se defender, reconstitui o local com uma camada mais grossa ainda”, explica Cristina.

2. Esquecer do creme hidratante

Você tem o hábito de passar hidratante na pele? Então, da próxima vez que for aplicá-lo sobre o corpo, lembre-se dos pés. “O maior segredo para manter os pés hidratados é usar um bom hidratante todos os dias, preferencialmente que seja específico para os pés”, recomenda.

A profissional também indica o uso dos ultrahidratantes, que hidratam de forma profunda e, normalmente, são um pouco mais oleosos do que o creme hidratante e podem conter ureia .

3. Não seguir uma rotina de cuidados

“O ideal é que façamos a podologia a cada 20 ou 30 dias”, diz Cristina. Esses cuidados também podem ser feitos em casa, ao cortar as unhas de forma correta (nunca exagerando no corte ou deixando os cantos arrendondados para evitar que elas fiquem encravadas) e observar a pele. Se houver descamação, calos ou infecções, procure um especialista.

Quais são os melhores cuidados para evitar pés ressecados?

Além dos cremes hidratante, um cuidado que serve como alternativa à lixa é a hidratação com  argila branca . “O tratamento não possui nenhuma contraindicação e é feito com o uso do material enriquecido com óleo essencial. Ele age como cicatrizante e auxilia na renovação do tecido, promovendo uma hidratação profunda e fechando fissuras onde for aplicada”, diz.

Apesar do escalda-pés não ser recomendado para tratar  pés ressecados , Cristina afirma que a dica é boa para pés cansados. Basta deixar os pés de molho em água quente com substâncias que ajudam a relaxar, como lavanda, hortelã e camomila.

Outros cuidados incluem evitar micoses. Para isso, tente usar meias de algodão que absorvem o suor, não usar apenas calçados fechados, alternando o uso dos tênis que você tem e, também, secar bem os pés depois do banhei, principalmente entre os dedos.

Fonte: O documento

Tocando de Primeira