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Esta dica irá te ajudar a levantar para malhar de manhã com muito menos sofrimento

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Tocando de Primeira

 

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DRAGON IMAGES/SHUTTERSTOCK

Tem gente que acorda cedo e cheia de disposição para iniciar um treinamento físico. Já outras pessoas, mal conseguem levantar da cama sem apertar o botão da soneca pelo menos algumas vezes.

Tocando de Primeira

Malhar de manhã, assim como todos os hábitos adquiridos ao longo da vida, faz parte de um processo natural do cérebro que demora a adaptar qualquer nova atividade à rotina. Por isso, não se sinta culpado se nos últimos dias você não conseguiu treinar nenhuma vez: o imediatismo é inimigo do desenvolvimento de novos costumes.

Segredo para começar a malhar de manhã

O truque, na verdade, está em entender o tempo que leva para que este novo hábito seja internalizado e persistir nele durante este período até que se torne algo natural para você.

Mas quanto tempo isso leva? Há alguns anos, acreditava-se que seriam necessários apenas 21 dias para modificar ou incorporar um hábito no cotidiano. Mas é preciso muito mais que isso: de acordo com estudos publicados no European Journal of Social Psychology, são necessários no mínimo 66 dias para que um indivíduo adquira novas condutas, tornando qualquer processo muito mais fácil e até mesmo automático.

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STOCK-ASSO/SHUTTERSTOCK

Essa média de tempo pode ser inferior ou superior, dependendo dos objetivos, perseverança, habilidades e até estilo de vida de cada pessoa. Para o psicólogo Jeremy Dean, autor do livro “Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick”, é preciso paciência para transformar simples ações em um hábito.

Beber água depois do café da manhã, por exemplo, pode demorar até 20 dias para entrar na rotina. Já exercitar-se periodicamente levou 84 dias para ser incorporado no dia a dia de um dos participantes citados no livro.

Dicas para adquirir um novo hábito

  • Confie na sua capacidade: o cérebro humano aprende coisas novas por toda a vida. Por isso, não se preocupe com fracassos – sempre é possível começar novamente.
  • Paciência: adquirir um novo hábito requer paciência e disposição. Não queira acelerar um processo gradual e que vai se tornar rotina em sua vida.
  • Motivação: se malhar não é o seu forte, procure outras atividades que façam sentido como corrida, bicicleta, caminhadas, aulas na academia, enfim, algo que realmente dê motivação para continuar diariamente.
  • Organize sua agenda: inclua o treinamento físico em suas atividades cotidianas, fazendo um planejamento diário possível de executar sem esforço.
  • Comemore os bons resultados: pensamento positivo renova as energias e dá aquele ânimo para transformar uma atividade em um hábito. Converse com os amigos, vibre, leia sobre o assunto, celebre cada conquista realizada.

Fonte: vix.com

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