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Esta dica irá te ajudar a levantar para malhar de manhã com muito menos sofrimento

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DRAGON IMAGES/SHUTTERSTOCK

Tem gente que acorda cedo e cheia de disposição para iniciar um treinamento físico. Já outras pessoas, mal conseguem levantar da cama sem apertar o botão da soneca pelo menos algumas vezes.

Malhar de manhã, assim como todos os hábitos adquiridos ao longo da vida, faz parte de um processo natural do cérebro que demora a adaptar qualquer nova atividade à rotina. Por isso, não se sinta culpado se nos últimos dias você não conseguiu treinar nenhuma vez: o imediatismo é inimigo do desenvolvimento de novos costumes.

Segredo para começar a malhar de manhã

O truque, na verdade, está em entender o tempo que leva para que este novo hábito seja internalizado e persistir nele durante este período até que se torne algo natural para você.

Mas quanto tempo isso leva? Há alguns anos, acreditava-se que seriam necessários apenas 21 dias para modificar ou incorporar um hábito no cotidiano. Mas é preciso muito mais que isso: de acordo com estudos publicados no European Journal of Social Psychology, são necessários no mínimo 66 dias para que um indivíduo adquira novas condutas, tornando qualquer processo muito mais fácil e até mesmo automático.

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STOCK-ASSO/SHUTTERSTOCK

Essa média de tempo pode ser inferior ou superior, dependendo dos objetivos, perseverança, habilidades e até estilo de vida de cada pessoa. Para o psicólogo Jeremy Dean, autor do livro “Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick”, é preciso paciência para transformar simples ações em um hábito.

Beber água depois do café da manhã, por exemplo, pode demorar até 20 dias para entrar na rotina. Já exercitar-se periodicamente levou 84 dias para ser incorporado no dia a dia de um dos participantes citados no livro.

Dicas para adquirir um novo hábito

  • Confie na sua capacidade: o cérebro humano aprende coisas novas por toda a vida. Por isso, não se preocupe com fracassos – sempre é possível começar novamente.
  • Paciência: adquirir um novo hábito requer paciência e disposição. Não queira acelerar um processo gradual e que vai se tornar rotina em sua vida.
  • Motivação: se malhar não é o seu forte, procure outras atividades que façam sentido como corrida, bicicleta, caminhadas, aulas na academia, enfim, algo que realmente dê motivação para continuar diariamente.
  • Organize sua agenda: inclua o treinamento físico em suas atividades cotidianas, fazendo um planejamento diário possível de executar sem esforço.
  • Comemore os bons resultados: pensamento positivo renova as energias e dá aquele ânimo para transformar uma atividade em um hábito. Converse com os amigos, vibre, leia sobre o assunto, celebre cada conquista realizada.

Fonte: vix.com