É preciso passar 90 horas ao lado de uma pessoa para virar...

É preciso passar 90 horas ao lado de uma pessoa para virar amigo dela, diz estudo

191
Compartilhar

Tocando de Primeira

 

amigas sorrindo abracadas 0518 400x800
JACOB LUND/SHUTTERSTOCK
Pode demorar um tempo para aquele conhecido realmente se tornar um amigo de verdade. É o que diz um estudo recente, o primeiro do gênero, realizado por pesquisadores da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, que definiu a quantidade de tempo necessária para se fazer um amigo e aprofundar as relações de amizade.

Foi descoberto que leva cerca de 50 horas para uma pessoa passar de conhecido para amigo casual. Deste estágio para um simples amigo, vão mais 90 horas de convivência. E até se tornar um amigo próximo e confidente, nada menos que 200 horas.

Tempo para conhecido virar amigo

Tocando de Primeira

A primeira parte da pesquisa envolveu 355 pessoas que tinham se mudado nos últimos seis meses e estavam procurando por novos amigos. Por meio de uma ferramenta online, estes indivíduos responderam perguntas sobre suas relações em quatro estágios de aprofundamento: conhecidos, amigos casuais, amigos e amigos íntimos.

Desta forma, os pesquisadores conseguiram estimar o número de horas em que as pessoas começaram a fazer a transição entre um nível e outro de amizade.

amigos selfie praia 0518 400x800
WAVEBREAKMEDIA/SHUTTERSTOCK

Na segunda etapa, foram analisadas as relações entre 122 calouros da própria universidade, que descreveram suas relações com duas pessoas que conheciam. Após um intervalo de tempo de quatro a sete semanas, os mesmos indivíduos foram abordados novamente para explicar como a amizade tinha evoluído.

Amizade = qualidade do tempo compartilhado

A conclusão foi que o tempo gasto junto a novas pessoas é um fator determinante para saber o grau de amizade entre as pessoas. Atividades como conversar, sair para beber ou comer e passear aumentam as afinidades e podem diminuir esse prazo para uma relação interpessoal efetivamente se tornar uma amizade.

Segundo a pesquisa, esse intervalo de tempo não se aplica a pessoas que trabalham juntas. “Se você estiver interessado em uma amizade, mude o contexto. Se trabalha junto, vá almoçar ou tomar um drinque em outro lugar. Essas coisas sinalizam para as pessoas que você está interessado em ser amigo delas”, disse o professor Jeffrey Hall, coordenador dos estudos.

Fonte: vix.com

Tocando de Primeira